top of page

Proposta 1: Incentivo ao Empreendedorismo nas Escolas de Belo Horizonte

Como vereador em Belo Horizonte, proponho a implementação de um programa municipal que estimule a cultura do empreendedorismo nas escolas públicas da cidade. Esse programa será fundamental para desenvolver a criatividade, a comunicação e a habilidade de liderança dos jovens, preparando-os para o mundo dos negócios e promovendo a inovação local.

Principais Ações:

  1. Feiras de Empreendedorismo Escolar:

    • Criação de feiras anuais de exposição nas escolas, onde os alunos possam apresentar suas idéias de negócios e projetos inovadores que serão desenvolvidos no curso da aplicação das disciplinas descritas no item 2..

    • Essas feiras servirão como um ambiente de aprendizado prático e de troca de experiências, conectando jovens talentos com empresários locais e possíveis investidores que serão convidados a participar do evento.

  2. Inclusão de Disciplinas de Empreendedorismo na escola em tempo integral:

    • Proposta de inclusão no currículo escolar de disciplinas voltadas para o empreendedorismo, como planejamento financeiro, marketing básico e gestão de projetos.

    • Essas disciplinas serão essenciais para os alunos adquirirem conhecimentos técnicos e desenvolvam habilidades para gerenciar suas próprias ideias e negócios no futuro.

  3. Parcerias e Patrocínios:

    • Estabelecimento de parcerias com o setor privado para a captação de recursos e patrocínios para projetos pilotos de jovens com perfil empreendedor. Além de recurso oriundo do FNDE. Parcerias com o sistema S (SENAI, SEST SENAT, SESC, SESI), SEBRAE, Ministério do desenvolvimento,  Bancos fomentadores como BNDES e BDMG.

    • Essas parcerias poderão oferecer mentorias, capacitação e até financiamento inicial para que os alunos possam transformar suas ideias em realidade.

  4. Recursos.

  • De acordo com o Art.3º da LEI Nº 14.640, DE 31 DE JULHO DE 2023,  a União está autorizada a transferir recursos para manutenção das escolas em tempo integral. Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)


Objetivos da Proposta:

  • Desenvolver uma geração de jovens empreendedores em Belo Horizonte, preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e criar soluções inovadoras para a cidade.

  • Fortalecer o ecossistema empreendedor local, estimulando a economia e gerando novas oportunidades de emprego e renda para a população.

Com essa proposta, vamos construir uma Belo Horizonte mais inovadora, criativa e próspera, começando pela educação e pelo incentivo ao empreendedorismo desde cedo.



 
 
 

Comentarios


Ricardo Costa

Nasceu em Belo Horizonte, 45 anos, nasceu em 1978. Casado, tem dois filhos, cristão. Educado em Gestão Ambiental no CEFET-MG, técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG, formado em Processos Gerenciais pela UNOPAR, especialista em Tecnologias Convergentes pelo Centro Universitário UNA. Nasceu e cresceu em Belo Horizonte.

 

Trabalhou na indústria têxtil, foi carteiro, serviu no Ministério da Aeronáutica, UFMG, Trabalhou como Guarda Municipal em Belo Horizonte, analista de TI na Prodemge. Trabalha como segundo-sargento no CBMMGCorpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, como especialista em comunicações. Atua como professor na ABM (Academia de Bombeiros Militar). Atualmente atua como Gestor de TI na Diretoria de Logística e Finanças. Já atuou em diversos projetos sociais.

 

Defende os direitos dos servidores públicos, a infraestrutura viária, melhoria das escolas da rede municipal, incluindo temas como o empreendedorismo e a educação financeira e principalmente Escola em Tempo Integral, defesa dos espaços de convivência como praças e parques, dignidade das pessoas em situação de risco. A geração de empregos e o suporte aos comerciantes e pequenas empresas. Também são bandeiras de Ricardo Costa, a liberdade religiosa e liberdades individuais e coletivas. 

Tenho muitos sonhos para BH entre eles temos:

1- Infraestrutura urbana: Melhoria das condições das ruas, calçadas, iluminação pública, sinalização de trânsito, manutenção de praças e parques, e acessibilidade para pessoas com deficiência.
2- Transporte público: Investimento em transporte coletivo de qualidade, ampliação e integração de linhas de ônibus, ciclovias e incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis.
3- Saúde: Acesso facilitado a serviços de saúde pública de qualidade, ampliação de unidades básicas de saúde, combate à desigualdade no acesso aos serviços de saúde e programas de prevenção de doenças.
4- Educação: Melhoria da infraestrutura das escolas, valorização dos profissionais da educação, ampliação do acesso à educação de qualidade e investimento em programas educacionais inclusivos.
5- Segurança: Implementação de políticas de segurança pública eficazes, valorização e capacitação dos profissionais de segurança, prevenção à violência e ao crime, e criação de espaços públicos seguros.
6- Meio ambiente: Preservação de áreas verdes, controle da poluição do ar e da água, gestão sustentável dos recursos naturais, incentivo à reciclagem e à adoção de práticas ambientalmente responsáveis.

Se quisermos uma cidade próspera e segura, temos que começar tratando a raiz do problema.

Um "Projeto de Segurança Pública" consistente deve começar na educação e na proteção e cuidado com as nossas crianças, e com investimento na geração de emprego e renda.

Se você pudesse melhorar nossa cidade por onde começaria?

Se inscreva no site e mande sua opinião pelo botão "Contate-nos" acredito que o diálogo é a melhor forma de encontrarmos um rumo certo. Vamos Juntos!

bottom of page